IHAC e Ambulatório de Aleitamento Materno: Um Compromisso com a Vida 21/08/2024 - 14:15

O Hospital Regional do Sudoeste (HRS) está em uma jornada importante para garantir a saúde e os direitos de mães e bebês por meio do aleitamento materno. Este ano, a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) trouxe o tema “Apoie a Amamentação em todas as Situações”, que nos faz refletir sobre como tornar a amamentação uma prática acessível e viável para todas as famílias, independente das circunstâncias.

Embora a sociedade reconheça amplamente os benefícios da amamentação para mãe e bebê, é notório que muitos desafios ainda precisam ser superados para garantir a continuidade dessa prática de forma exclusiva até os seis meses e complementada até os dois anos ou mais. Pensando nisso, a Comissão Interna de Aleitamento Materno (CIAM) do HRS tem liderado ações, reformulando rotinas e implantando novas condutas de apoio e incentivo à amamentação.

Esse trabalho é parte do desejo do HRS em conquistar o título de "Hospital Amigo da Criança", uma iniciativa do Ministério da Saúde que certifica unidades hospitalares que cumprem 13 requisitos fundamentais para o sucesso do aleitamento materno e cuidados com a mulher e o bebê.

Um dos pilares desse processo é o Ambulatório de Aleitamento Materno, que foi inaugurado em setembro de 2023 e já tem mostrado resultados promissores. Inicialmente, o ambulatório focava no atendimento das mães de bebês internados nas Unidades Críticas Neonatais e Pediátricas, oferecendo orientações sobre a manutenção da produção de leite e a prática da ordenha manual. A parceria com a UNIOESTE, através do plantão docente pediátrico, foi crucial para a estruturação desse serviço.

Com o tempo, o ambulatório ampliou suas atividades e hoje também conta com uma Sala de Coleta de Leite Humano, um espaço fundamental para garantir a oferta de leite materno para bebês prematuros, especialmente durante a noite, quando as mães não estão presentes para realizar a ordenha à beira do leito. A implementação dessa sala e a criação de um protocolo de ordenha direcionada possibilitaram que o leite coletado seja enviado diretamente para a UTI Neonatal, contribuindo significativamente para a redução da morbimortalidade neonatal.

Até o momento, mais de 170 mulheres já foram atendidas pelo Ambulatório de Aleitamento Materno e mais de 300 ordenhas direcionadas foram realizadas na Sala de Coleta de Leite Humano do HRS. Esses números mostram o impacto positivo desse trabalho e o quanto a colaboração de toda a equipe da UTI Neonatal e do lactário tem sido essencial para consolidar as boas práticas no cuidado neonatal.

O título "Hospital Amigo da Criança" é um reflexo do compromisso do HRS com a saúde e bem-estar das famílias atendidas, não só na cidade, mas em toda a 8ª Regional de Saúde. Com o apoio de uma equipe multiprofissional dedicada e engajada, o hospital segue avançando para oferecer um cuidado cada vez mais humanizado e eficiente.

Leite humano salva vidas, e o trabalho conjunto é o que faz essa missão ser possível. Estamos orgulhosos de compartilhar essa experiência e continuar avançando na promoção do aleitamento materno.

Vanessa Viana

Enfermeira COREN/PR 122264