UTI Neonatal promove programa de capacitação 07/10/2015 - 18:10

A UTI Neonatal do Hospital Regional do Sudoeste – HRS tem promovido treinamentos com as equipes assistenciais do setor. A proposta de ofertar o programa de capacitação surgiu da necessidade de atualizar as equipes quanto as temáticas pertinentes ao trabalho na unidade. Este tipo de ação também configura uma estratégia de educação continuada, voltada para a qualificação profissional, o que permite ao trabalhador maior conhecimento acerca do processo de trabalho como um todo, bem como possibilita a instrumentalização no que tange aos recursos, equipamentos e técnicas disponíveis para o desenvolvimento das atividades.

Em cada encontro é abordada uma temática específica, sempre direcionada à satisfação de demandas da UTI Neonatal. Cada módulo é fracionado em 2 dias, de modo a favorecer a participação das 4 equipes do setor.

No encontro dos dias 24 e 25 de agosto foram trabalhados os protocolos assistenciais desenvolvidos para a UTI Neonatal. No encontro dos dias 30 de setembro e 01 de outubro foi abordada a questão do manuseio do ventilador mecânico, procedimentos relacionados à ventilação mecânica e suplementação de oxigênio aos recém-nascidos.

Os encontros acontecem uma vez por mês e são organizados pela responsável técnica da enfermagem do setor, Vanessa Viana, contando com o apoio da equipe médica e da equipe multidisciplinar – Setores de Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia, dentre outros.

A participação das equipes tem sido efetiva. Todos os profissionais têm demonstrado interesse em participar das discussões, comprometimento com a iniciativa e abertura para compartilhar situações que demandem melhorias. A partir desse tipo de canal de comunicação, cada membro passa a compreender melhor sua importância para o funcionamento e dinâmica da equipe de trabalho, bem como se reforça a construção de uma identidade com o setor da UTI Neonatal e suas especificidades.


Confira a  galeria de fotos do evento:


Neonatal
Neonatal
Neonatal
Neonatal
 

Últimas Notícias