O Grupo Teatreiros Priene-UNIPAR leva alegria e descontração aos pacientes do HRS 26/10/2012 - 10:00

doutores da alegria

O Grupo Teatreiros Priene, trupe institucional mantida pela Unipar – Universidade Paranaense – de Francisco Beltrão. Em parceira com o HRS (Hospital Regional do Sudoeste Dr. Walter Alberto Pecóits), no dia 20/10, propiciou aos acadêmicos do projeto e aos pacientes internados, uma tarde de alegria e descontração. Caracterizados de palhaços, os acadêmicos interagiram com brincadeiras, músicas e dinâmicas. A trupe percorreu as alas brincando com os pacientes como “doutores da alegria”.

“Quando a idéia surgiu, encaramos como um grande desafio, mas aceitamos, ao mantermos contato com os pacientes. Percebemos a grandeza e a dimensão desta experiência. Deixou-nos um gostinho de quero mais, e a certeza de querer dar continuidade a este projeto”, salienta o coordenador da Trupe Maich Lampugnani. O evento realizado, conta com total apoio da instituição Unipar, através do DEGCD (Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação), da Direção do Campus, Prof. Claudemir de Souza e também da Direção Administrativa do Hospital. E também nosso agradecimento às psicólogas Ângela Moraes e Sabrina Machado que forneceram um suporte essencial para o desenvolvimento do projeto.

Perceber o ser humano como um “ser total”, entendendo que sua carga emocional e psíquica interfere no quadro clínico é uma das premissas do Serviço de Psicologia do HRS, o qual desenvolve e estimula ações que visem à humanização e a promoção da saúde mental dos usuários. “Acompanhando a experiência do grupo foi possível visualizar a nítida mudança no ambiente e no estado de humor dos pacientes e seus acompanhantes: quartos inicialmente escuros e silenciosos (pela própria condição do adoecimento) tornaram-se coloridos, cheios de música, histórias e risos.

No decorrer da semana evocavam lembranças positivas por parte dos pacientes, familiares, integrantes do grupo e das equipes de trabalho, demonstrando que ações simples, motivadas por empatia e solidariedade provocam grandes mudanças” complementa a psicóloga Sabrina.