III Encontro Multidisciplinar da UTI Neonatal e II Encontro Anual das Mães da UTI Neonatal 14/04/2016 - 10:50

Nos dias 07, 08 e 09 de abril aconteceu o Evento Comemorativo aos 5 anos da UTI Neonatal do Hospital Regional do Sudoeste – HRS, de Francisco Beltrão. O III Encontro Multidisciplinar da UTI Neonatal do HRS compreendeu a programação científica do evento, com o tema central: “Morbidade e Mortalidade Neonatal”. As temáticas das palestras voltadas a profissionais e estudantes da área da saúde, foram planejadas, considerando a necessidade de capacitar os profissionais em diversos segmentos de atuação, no sentido de favorecer a redução dos índices de morbi-mortalidade neonatal.

No dia 07 de abril, a Dra. Júlia Valéria Ferreira Cordellini, chefe do Centro de Epidemiologia – CEPI/SVS/SESA proferiu palestra com o tema “Mortalidade Neonatal: Epidemiologia no Estado do Paraná”. Na explanação, a médica apresentou e discutiu os atuais índices de morbi-mortalidade no estado, destacando a significativa redução na taxa de mortalidade obtida no último ano, pela 8ª Regional de Saúde – Regional de Francisco Beltrão. Na sequência, a médica pediatra dra. Milene de Morais, do Hospital Universitário de Cascavel, discorreu sobre “Reanimação Neonatal – a importância do minuto de outro”. Na sua fala, evidenciou os procedimentos imprescindíveis no pós-nascimento imediato, especialmente no primeiro minuto de vida do recém-nato. Em seguida, na palestra “Seguimento do prematuro de risco: Ambulatório Multidisciplinar Pós-alta”, a própria dra. Milene, a enfermeira Francislene Biederman, a fisioterapeuta Daniela Akemi Itakura e a nutricionista Poliana Nicole Becker relataram a experiência que desenvolvem no HU de Cascavel na continuidade do tratamento dos bebês no pós-alta da UTI Neonatal, via ambulatorial, através do atendimento multidisciplinar aos pacientes e suas famílias e de encaminhamentos, quando necessário. Enfatizaram os resultados satisfatórios do trabalho, bem como os reflexos positivos sobre o desenvolvimento global dessas crianças.

As atividades do dia 08/04/20169 iniciaram com a palestra intitulada “Luto materno por óbito fetal: experiências entre Brasil e Canadá”, apresentada pela enfermeira dra. Gisele Paris, docente do curso de Medicina da Unioeste. A professora relatou os resultados de sua pesquisa de doutorado, na qual desenvolveu um estudo comparativo das manifestações de luto materno em situações de óbito intra-uterino no Brasil e no Canadá, revelando diferenças culturais e especificidades do sistema de saúde dos dois países. No segundo momento da tarde, a psicóloga da UTI Neonatal do Hospital Regional do Sudoeste abordou o tema “O processo de morrer na UTI Neonatal – a perspectiva da equipe”. Na ocasião, procurou apresentar as especificidades do processo de morrer e da ocorrência de óbito na unidade neonatal e de como tais eventos afetam os profissionais envolvidos, quase sempre, resultando em sofrimento.

A seguir, o intensivista pediátrico Dr. Ricardo Pin, um dos responsáveis técnicos pela UTI Neonatal do Hospital Regional do Sudoeste tratou da “Sepse neonatal por Streptococo Grupo B”, suas características e formas de tratamento. Para finalizar a programação científica do evento, o dr. João Pedro Pontes, do Hospital Universitário de Cascavel, discutiu o tema “Transporte neonatal: aumento do risco de morbidade”. O pediatra problematizou os riscos que um transporte mal manejado pode acarretar para um recém-nascido de risco. Todas as palestras foram abertas para debate, havendo uma grande participação do público presente.

No terceiro e último dia do evento comemorativo, foi realizado o II Encontro Anual das Mães da UTI Neo, uma confraternização voltada para famílias, cujos bebês já passaram pela UTI Neonatal durante os 5 anos de funcionamento da unidade. O reencontro entre membros das equipes do setor, ex-pacientes e suas famílias foi marcado por intensa emoção, pela troca de recordações e de expectativas. A participação foi maciça, com um número estimado de 80 a 100 pessoas. O vínculo construído ao longo do período de hospitalização entre as mães é evidente, refletindo as experiências de quem já compartilhou uma mesma história de luta, de esperança e de superação.

Encontro Neo