Humanização é uma preocupação real com as famílias de pacientes internados na UTI do HRS 02/07/2012 - 08:40

Desde 2003 existe uma preocupação do Ministério da Saúde em humanizar o atendimento nas instituições públicas do país, buscando uma mudança nos modos de agir e cuidar, numa nova visão de atendimento ao usuário, colaborador e gestor. Para tanto, lançou a Política Nacional de Humanização para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil.
Humanizar o atendimento hospitalar exige da equipe multidisciplinar uma mudança de valores, comportamentos, conceitos e práticas, além de uma preocupação ética ininterrupta. É preciso lembrar que uma das maiores exigências sociais na atualidade é a vivência irrestrita de valores voltados para o bem-estar da coletividade e que têm o ser humano como a maior e incalculável riqueza de uma sociedade.
O Hospital Regional do Sudoeste demonstra esta preocupação em humanizar o atendimento em todos os processos que envolvem a assistência e em consonância com esta política nacional.
O Centro de Terapia Intensiva do HRS, que é composto pelas Unidades de Terapia Intensiva Adulto e Neonatal, oferece um atendimento integral aos seus usuários, tanto no que tange à assistência ao paciente internado como às suas famílias, através de uma equipe multidisciplinar. Esta equipe é formada por profissionais de enfermagem, fisioterapia, assistente social, médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, entre outros.

Humanização

Ilustrando esta preocupação, citamos fato que ocorrera na UTI Adulto na data de 21.06.12, quando o filho de uma paciente (in memoriam) internada na unidade, por ocasião de seu aniversário de 9 anos, expressou à equipe de psicologia um grande desejo de "dar um abraço" em sua mãe. Após avaliação criteriosa e preparo da criança, discutiu-se com a equipe a possibilidade de proporcionar este momento.
Para que isto ocorresse, foi necessária uma mobilização da equipe, com transferência da paciente para um leito que a criança não tivesse contato visual com o restante do ambiente, a fim de preservar sua estrutura psicológica, o que fora realizado com grande entusiasmo por todos os colaboradores.
Estas medidas, dentre outras, fazem do HRS uma referência regional e também estadual em atendimento humanizado. Não só no Centro de Terapia Intensiva, mas também em todas as áreas do hospital, o paciente é o centro de nossa atenção, em todos os sentidos. Não basta ter uma parafernália de equipamentos e aparelhos se não focarmos no nosso principal objetivo, que é o paciente. E para isso o HRS conta com uma grande equipe multidisciplinar, humana, sensível e altamente competente. Isso faz a diferença.

Mirian Carla Bortolomedi Silva
Enfermeira-Chefe/CTI - HRS.