Hospital Regional faz primeira cirurgia endovascular 23/09/2015 - 08:40

Endovascular
Eduardo Cioatto, diretor do HR, anunciou a primeira cirurgia vascular.

A equipe de cirurgia vascular do Hospital Regional do Sudoeste realizou na sexta-feira, 11, nova cirurgia para o tratamento do aneurisma de aorta abdominal utilizando a moderna técnica endovascular. Por esta técnica não são mais necessárias grandes incisões no abdômen e longos períodos de internamento. A operação foi conduzida pelos médicos Mário Medina, Flávio Beber e Márcio Cerbazzi.

O aneurisma de aorta abdominal é uma dilatação que pode ocorrer na principal artéria do organismo, a aorta, responsável por levar sangue do coração até os membros inferiores. Esta dilatação, se não tratada corretamente, pode ocasionar a ruptura desta artéria, causando a morte imediata em mais de 95% dos casos.

Segundo o diretor-geral do Hospital Regional, Eduardo Cioatto, o procedimento de alta complexidade é mais um importante passo para o estabelecimento montar o serviço de hemodinâmica, com cirurgias cardíacas. Como o serviço ainda não está habilitado pelo Ministério da Saúde, o custeio está sendo feito pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Cirurgia

No caso do paciente submetido ao procedimento no HRS, foram realizadas somente duas pequenas incisões, uma em cada virilha, e por esta região foram introduzidas no sistema circulatório as próteses necessárias para a cobertura e tratamento do aneurisma.

A cirurgia demorou em torno de duas horas, com a necessidade de apoio constante da radiologia do hospital, uma vez que o procedimento é realizado sob visualização por raios-X. Ao final, o paciente foi encaminhado à UTI, onde permaneceu por cerca de 24 horas, tendo recebido alta hospitalar no terceiro dia após a cirurgia.

Todo o procedimento foi realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sem qualquer custo para o paciente. Segundo o médico Badwan Abdel Jaber, diretor-clínico do HRS, este tipo de procedimento representa um grande avanço na medicina do Sudoeste, e coloca o HRS na lista do reduzido grupo de hospitais do Paraná que oferece procedimentos endovasculares, graças ao incondicional apoio logístico da Secretaria Estadual de Saúde. Cioatto afirma que o custo de uma cirurgia como essa é alto, em torno de R$ 50 mil, e antes somente era realizada em Curitiba. O próximo procedimento que está agendado terá um custo entre R$ 26 mil e R$ 36 mil. O material utilizado é importado, o que torna valor mais alto.

Hemodinâmica

De acordo com Eduardo, a previsão é que o serviço de hemodinâmica esteja funcionando até o ano que vem. Ele destacou que o Estado ainda precisa preencher algumas vagas de médicos e enfermeiros através de concurso público. *Com informações da assessoria.

Autor(a): Niomar Pereira