Hospital Regional do Sudoeste terá Mutirão de Cirurgias Eletivas 23/10/2015 - 18:50

Eletivas

O governador em exercício Ademar Traiano anunciou o mutirão de cirurgias eletivas no Hospital Regional do Sudoeste (HRS), em Francisco Beltrão. Serão em média 140 procedimentos por mês, atendendo a demanda da região na área de cirurgias vasculares, gerais, ortopédicas, ginecológicas, oftalmológicas e de otorrinolaringologia. 

“Quem tem doenças e passa por necessidades, não pode esperar, precisa de um atendimento médico ágil”, afirmou Traiano. “Com um recurso especial nesta área, dentro de, no máximo, oito ou dez meses vamos reduzir drasticamente a fila de cirurgias eletivas na região”, projetou. 

A partir do mês de novembro, o hospital inicia a realização das cirurgias de catarata. Hoje, quem precisa fazer esse procedimento na região é encaminhado para hospitais de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. 

Eletivas


PROCEDIMENTOS – Ao todo, serão pelo menos 40 procedimentos mensais. O objetivo é oferecer atendimento mais próximo das pessoas e zerar a fila de espera por cirurgia de catarata, que atualmente conta com cerca de mil pacientes. 

“Nós estruturamos, contratamos 550 funcionários, colocamos leitos de UTIs para funcionar e estamos qualificando cada vez mais o Hospital Regional do Sudoeste”, enumerou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto. 

Caputo Neto comentou sobre o Mutirão Paranaense de Cirurgias Eletivas, lançado em setembro pelo governador Beto Richa e que agora chega ao Sudoeste. “São investidos, em todo o Estado R$ 33 milhões neste programa. É a primeira vez que as cirurgias de catarata serão feitas aqui em Francisco Beltrão. Pelo menos mil pessoas desta região estão na fila para fazer esta cirurgia, mas vamos zerar esta demanda nos próximos meses”, afirmou. 

Eletivas


INVESTIMENTOS – Foram investidos quase R$ 200 mil em equipamentos (facoemulsificador, microscópio cirúrgico e cadeira oftalmológico) para a abertura do serviço. Os recursos foram repassados pelo Estado para Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS), que gerencia a área de especialidades na região. Os aparelhos foram adquiridos em regime de comodato. Três oftalmologistas devem compor a equipe do serviço. 

REFERÊNCIA – Atualmente, o Hospital Regional do Sudoeste conta com 102 leitos gerais, sendo 10 de UTI adulto e 10 de UTI neonatal. Referência de atendimento para a Rede Paraná Urgência e Mãe Paranaense, o serviço mantém um pronto socorro 24 horas, quatro salas de centro cirúrgico e ambulatórios na área de especialidades.

Últimas Notícias