Hospital Regional do Sudoeste realiza mutirão de catarata 11/06/2019 - 15:20

Cirurgia de Catarata

O Hospital Regional do Sudoeste, de Francisco Beltrão, realiza no final deste mês um Mutirão de Procedimentos de Oftalmologia, o que significa realizar 700 cirurgias de Catarata e Pterígio, atendendo demanda dos 27 municípios incluídos na 8ª Regional de Saúde. O investimento total é de cerca de R$ 800 mil.

"Pretendemos investir nesse tipo de ação com mais frequência, para diminuir as filas de espera e oferecer melhor qualidade de vida a todos os paranaenses", diz o secretário da Saúde, Beto Preto. “Estamos estudando a realização de um mutirão também para os municípios da 7ª Regional”, confirma a diretora geral do Hospital do Sudoeste, Cintia Ramos.

Para tanto foi assinado Termo de Cooperação entre o hospital, que vai fornecer material e insumos para os procedimentos; e a Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS), responsável pelo pagamento dos honorários médicos. A ação está em consonância com a portaria ministerial do Mutirão de Eletivas.

Do total de cirurgias, 600 procedimentos serão de catarata (a cirurgia é a única forma de tratar a doença) e os outros 100, de pterígio (crescimento benigno de tecido na córnea do olho). As cirurgias serão realizadas nos dias 27, 28, 29 e 30 de junho, no próprio hospital, que é administrado pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde (Funeas), ligada a Secretaria de Estado da Saúde