Hospital Regional de Francisco Beltrão faz mutirão inédito de cirurgias de cataratas 06/02/2017 - 09:20

Cataratas

O Hospital Regional de Francisco Beltrão com o apoio do Governo do Estado do Paraná e Secretaria Estadual de saúde, juntamente com a 8ª. Regional de Saúde,  ARSS- Associação Regional de Saúde do Sudoeste e Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão, promoveram neste fim de semana, 3, 4 e 5 de fevereiro de 2017, o Mutirão de Cirurgias de Cataratas no Município de Francisco Beltrão. Em três dias foram realizados 305 procedimentos, 64 contra indicações e 21 faltosos. A empresa Cristalink que realizou os procedimentos tem mais de 500 mil cirurgias realizadas.

A iniciativa foi do Governo do Estado do Paraná com o município de Francisco Beltrão-PR com o intuito de zerar a fila de uma demanda reprimida, que aguardavam há anos por este tipo de procedimento. Ao todo foi feito um investimento de R$ 520 mil.

Inicialmente as pessoas fizeram a cirurgia em um dos olhos e se precisar fazer no outro olho é só agendar para a segunda etapa, que será realizada no fim do mês de fevereiro de 2017. As pessoas saíram satisfeitas com o procedimento realizado, inclusive fazendo relatos do tempo que estavam aguardando.

Se fez presente no Evento, o Secretario de Saúde do Estado do Paraná, Michele Caputo Neto, que fez questão de conversar pessoalmente com os pacientes, e em vários momentos reafirmou o compromisso do Governo do Estado do Paraná, com a saúde dos Paranaenses. Afirmou que estamos avançando em uma área que é a maior demanda reprimida na saúde pública, ampliando o número das cirurgias eletivas e que o Paraná é o único Estado que aplica recursos próprios em cirurgias eletivas.

O secretário, juntamente com o presidente da Assembléia legislativa Deputado Ademar Traiano e o Deputado Wilmar Reichembach, tiveram uma conversa com a direção do HRSWAP afirmando que ações como essa deve continuar acontecendo nessa gestão, e essa instituição é merecedora pois vem se destacando em suas ações na saúde regional. Afirmou ainda que todos os projetos já encaminhados pelo Hospital, tem seu aval e reconhecimento.

A Direção do HRSWAP relatou para as autoridades presentes os números de atendimento e toda a rotina do Hospital, aproveitando para apresentar todos os projetos que estão com prioridade na gestão.

A Diretora Nadia Vissotto agradeceu toda a equipe de colaboradores do HRSWAP, pelo empenho feito aos três dias de mutirão. Para os servidores foi uma experiência gratificante e compensatória de ver a satisfação das pessoas de poder voltar a enxergar.

Também recebemos do Estado equipamentos para área de cardiologia, entre eles, estão o aparelho Holter e MAPA, digitalizador de imagens de radiografia, também o aparelho de densitometria óssea, sistema computadorizado para teste ergométrico.

Mutirão