Hospital Regional Dr. Walter Pécoits deve ganhar novos serviços até o final do ano 14/05/2015 - 10:20

DG
Eduardo Cioatto, diretor-geral do HR.

Três obras estão programadas para acontecer no Hospital Regional Dr. Walter Pécoits, de Francisco Beltrão, neste ano. Os investimentos preveem novos serviços como o Centro de Hemodinâmica, Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) e implantação de leitos de UTI pediátrica. 

Segundo Eduardo Cioato, diretor-geral, desde o início do ano as licitações já estão autorizadas e devem ocorrer agora com a retomada da capacidade de investimento do Estado. 

Além disso, o Hospital Regional está em processo de espera até que ocorra uma definição sobre o atendimento hospitalar no município. O Hospital São Francisco, que atende casos de média complexidade, anunciou no começo do ano que deixaria o SUS (Sistema Único de Saúde). 

A Secretaria Municipal de Saúde, o Estado e a direção do hospital estão negociando a possibilidade do estabelecimento de saúde continuar no sistema. Em uma eventual desistência do Hospital SF, o Hospital Regional teria que readequar os atendimentos. 

O Centro de Hemodinâmica terá 158 metros² quadrados, o SVO, 60 m² e a UTI pediátrica, 250 metros². O projeto prevê o investimento de R$ 717 mil. Os equipamentos já foram adquiridos. O Serviço de Verificação de Óbitos atualmente só funciona em Curitiba e Londrina. 

O HR terá um serviço referência para as microrregiões de Francisco Beltrão e Pato Branco, com objetivo de apurar as causas de mortes não violentas, ou seja, não atendidas pelo IML (Instituto Médico Legal), mas que também não têm causa confirmada. Um médico patologista fará análise e coleta de material para atestar o que provocou o óbito. 

A UTI pediátrica terá quatro leitos que virão acompanhados do serviço de pediatria clínica. Para atender a demanda dos novos serviços, Eduardo acredita que serão necessários 200 novos profissionais, principalmente enfermeiros e técnicos de enfermagem. Ademais, o HR planeja ampliar a UTI para adultos, subindo de 10 para 20 leitos.

Últimas Notícias