HRS: fazendo a diferença 26/07/2011 - 14:30

O Hospital Regional do Sudoeste vem, incontestavelmente, mudando a imagem da medicina da região. O atendimento integrado vem salvando vidas de pacientes com doenças complexas, sem precisar se deslocar a outras regiões. Já somos referência regional em várias áreas médicas, sendo o único hospital exclusivamente público do sudoeste do Paraná.
                           Algumas especialidades já se destacam. É o caso da Odontologia Hospitalar, área que atende pacientes que necessitam de atendimento odontológico a nível hospitalar, como por exemplo, pacientes com necessidades especiais. Este serviço apresentou, recentemente, trabalho científico realizado exclusivamente com pacientes do HRS em um importante Congresso Internacional de Odontologia, em Portugal, tendo recebido destaque especial. Já a Cirurgia Vascular vem realizando procedimentos de alta complexidade, sendo referência agora também (e oficialmente) para a região de Pato Branco e para alguns municípios vizinhos de Santa Catarina. Estes procedimentos vasculares não eram realizados de maneira rotineira e exclusivamente pelo SUS. Também a Ortopedia se destaca como referência para o trauma, principalmente para as cidades do interior da nossa região, que apresentavam grandes dificuldades para encaminhar seus doentes. Para se ter uma idéia, foram mais de 400 procedimentos ortopédicos em 90 dias desde o início de suas atividades. O Serviço de Neonatologia, em três meses de funcionamento, também já é referência, tendo sua taxa de ocupação próxima de 100%, atendendo especialmente casos diferenciados e complexos antes encaminhados a hospitais de referência da capital. Um exemplo recente é o caso de uma gestante de alto risco com prematuridade que teve diagnosticado intra-útero uma mal- formação do seu feto, uma hérnia diafragmática, tendo sido realizada a cesareana e o recém nascido já de imediato sendo submetido à cirurgia de correção. Isto só é possível em um hospital que tem um atendimento multidisciplinar e integrado com equipes de Neonatologia, Cirurgia Pediátrica, Obstetrícia, Anestesiologia e Radiologia, esta última tendo feito o diagnóstico ainda intra-útero, possibilitando, desta forma, o planejamento combinado das cirurgias. Este tipo de atendimento, pela complexidade envolvida, torna o HRS um hospital diferenciado com alta resolutividade.
                          Estes são alguns exemplos do que o HRS vem fazendo e é capaz de fazer. Com o constante aprimoramento de nossos serviços, estamos tirando os pacientes das estradas que levam a Curitiba, aonde iam em busca de tratamento médico especializado, e nem sempre conseguindo seu objetivo. Estamos fazendo a nossa parte. Estamos fazendo a diferença.