Comprometimento e Visão Holística 30/11/2012 - 16:00

Tenho observado algumas situações interessantes que acontecem no cotidiano do nosso trabalho, o que motivou a escrever com o objetivo de proporcionar uma discussão sobre o assunto.

O objetivo não é criticar uma pessoa, uma classe profissional e nem mesmo um determinado setor. Nos vários setores do HRSWAP, observo que cada um puxa a “brasa para o seu assado”, o que é perfeitamente compreensível. Em muitas situações esquecemos que estamos no mesmo “barco” e trabalhamos na mesma instituição e somos parte de um todo. Ignoramos o fato de que o conjunto é infinitamente maior que uma parte e uma parte por si só não sobrevive sem o conjunto.

Por outro lado, admiro a rivalidade sadia que existe entre os vários setores, quando nas rodas de brincadeiras, colegas brincam e falam das proezas realizadas em determinadas situações, o que foi fundamental na sobrevida de determinados pacientes.

Comprometimento significa tratar cada situação como se estivéssemos cuidando de algo que gostamos muito, como um familiar ou um amigo querido. Visão holística significa enxergar o conjunto, o todo. É entender que o nosso trabalho não para no final do plantão, ou quando transferimos o paciente para outro setor. É saber que uma negligência cometida pode ser determinante para o sucesso terapêutico do paciente que está sob nossos cuidados, por mais simples que possa parecer.

A profissão que escolhemos não é fácil. Precisamos acreditar no que estamos fazendo e fazer com garra, com o sorriso estampado no rosto, mesmo quando intimamente estamos angustiados com alguma coisa. Passamos por situações difíceis todos os dias. Somos seres humanos e nos sensibilizamos com as situações vividas no exercício da profissão. Convivemos com a morte e com a alegria da “cura”, com o gesto gratificante do agradecimento e com a tristeza da crítica. Cuidamos de pacientes que nos convidam para jantar na sua casa e de pacientes que nos denunciam na ouvidoria ou para o serviço social. Tudo isso faz parte da profissão que escolhemos e o interessante é que temos o livre arbítrio para, em qualquer momento partir para outra...

Conhecemos a realidade das instituições de saúde da nossa região, conhecemos as condições de trabalho, o dimensionamento de pessoal, o salário que pagam aos seus colaboradores e a assistência prestada aos pacientes.

Portanto, apesar de tantas reclamações e os que mais reclamam são os que menos se comprometem com o trabalho, não tem visão de conjunto e enxergam somente aquilo que lhes interessa, estamos no caminho certo. É lógico que ainda estamos num processo de construção e temos problemas, no entanto, apesar de tudo, somos referência em termos de qualidade na assistência prestada aos pacientes internados na instituição. E essa referência somente acontece com a interligação dos vários setores e com a integração de toda a equipe, com a continuidade da assistência e com o comprometimento dos colaboradores.

Jose Roberto Vieira
Enfermeiro Assistencial da Clínica Médica e Clínica Cirúrgica II
Pós-graduado em Gestão Hospitalar.