Campanha para Melhoria da Higiene das Mãos no HRS 26/06/2015 - 11:38

HigieneMaos


A Campanha para melhoria da higiene das mãos no HRS teve inicio dia 23/06/2015 iniciando com   palestra no auditório sobre o tema HIGIENE DAS MÃOS e na sequencia os voluntários coletaram amostras para exame das mãos antes de ser higienizada e depois da higienização com álcool gel.Também foram realizadas coletas das superfícies de celulares daqueles que se voluntariaram,isso porque o celular já tornou-se uma extensão das mãos.

O objetivo é mostrar aos profissionais e alunos os riscos de não ter uma higiene adequada com as mãos, considerando que a assistência à saúde hospitalar demanda aproximação física com o paciente, e as mãos são as estruturas corporais mais utilizadas no contato direto, representam o elo entre o profissional, paciente e ambiente e constituem-se o principal veículo de transmissão de microorganismos.

A ruptura do elo de transmissão requer adoção de normas básicas de higiene no ambiente hospitalar e a de maior impacto é a HIGIENE DAS MÃOS.

O ponto principal da campanha é destacar os “5 Momentos da Higienização das Mãos” preconizado pela OMS /Aliança Mundial para a Segurança do Paciente com o slogan -  MÃOS LIMPAS CUIDADO SEGURO.

As atividades que seguem durante a semana incluem frases com gravuras coloridas  dispensadas juntamente com a medicação pela farmácia hospitalar;análise dos resultados das amostras coletadas em mãos e celulares com informação sobre o que foi evidenciado e o que podem causar tanto  para os profissionais quanto para os pacientes se for transmitido;instalação de dispensador de álcool gel na entrada de cada  corredor de unidade de internação ,dentre outros locais também analisados e que justificam.

A solução é conscientizar e prevenir porque as bactérias estão cada vez mais difíceis para o tratamento, porque é a medida mais simples e eficaz para prevenir infecções e porque é sinal de competência, profissionalismo e respeito à vida.   

                                                                        Presidente da CCIHRS/2015 
                                                                           

Últimas Notícias