COLABORADORES DO HOSPITAL REGIONAL APRESENTAM TRABALHOS NO I SEMINÁRIO DA QUALIDADE DOS HOSPITAIS PÚBLICOS DO ESTADO DO PARANÁ 16/07/2012 - 17:20

Na data de 02 de julho de 2012, ocorreu o “I Seminário da Qualidade dos Hospitais Públicos do Paraná”, com o intuito de oportunizar um espaço para representantes de cada instituição apresentar trabalhos desenvolvidos em suas unidades e que impactam na qualidade da assistência ao paciente, bem como a troca de informações por meio de palestras com temas relacionados ao assunto proposto.
O Hospital Regional do Sudoeste participou com 2 trabalhos que são desenvolvidos na instituição, intitulados: Sistematização da Assistência de Enfermagem no Centro de Terapia Intensiva do HRS e Censo Web.
O Trabalho referente à Sistematização da Assistência de Enfermagem foi classificado, dentre 30 trabalhos apresentados, com a 2º colocação. O trabalho apresentado trata-se de um relato de experiência que vem sendo desenvolvido no CTI do HRS, composto pela UTI adulto e Neonatal, desde 2010 por todos os 11 enfermeiros que aí atuam, dos quais todos são autores. O trabalho contou também com a colaboração de todos os demais membros da equipe de enfermagem, além de ter o apoio do Diretor de Enfermagem do HRS, Diretores e Médicos Intensivistas responsáveis pelas unidades.
A Sistematização da Assistência de Enfermagem compreende a avaliação sistemática diária do paciente, a definição de diagnósticos de enfermagem baseados nas necessidades humanas básicas afetadas do paciente e a elaboração da prescrição dos cuidados de enfermagem necessários durante as 24hs do dia, a execução pela equipe de enfermagem dos cuidados prescritos pelo enfermeiro, bem como a avaliação dos mesmos no tocante à eficácia e efetividade dos cuidados prestados.
Esta metodologia de trabalho é uma técnica na área de saúde de grande relevância, pois assegura ao paciente uma assistência de enfermagem individualizada e de qualidade durante a internação no Centro de Terapia Intensiva.

Foto Seminario 1

Quanto ao trabalho sobre o Censo Web, o objetivo foi apresentar o software que começou a ser desenvolvido no final de 2011, sendo implantado no final de fevereiro deste ano, para substituir o antigo Censo Hospitalar, o qual possuía algumas deficiências quanto ao fornecimento de informações e à confiabilidade dos dados.
O Censo Web tem como objetivo fornecer informações exatas e em tempo real, sobre os pacientes, para todos os profissionais do hospital, facilitando o acesso às informações e fornecendo indicadores hospitalares que subsidiem a Direção do hospital no planejamento e avaliação dos serviços executados.
A informatização do Censo Diário trouxe benefícios para todos os usuários, que agora possuem acesso a informações atualizadas em tempo real. Com isso, houve uma melhora na orientação dos profissionais que atuam no HRS, tornando o atendimento ao paciente mais ágil, já que as informações obtidas através do Censo Web possuem muito mais confiabilidade.

Foto Seminario 2

Estes dois trabalhos, apresentados no I Seminário da Qualidade dos Hospitais Públicos do Paraná, são exemplos de como o HRS vem trabalhando para a melhoria de seus processos de trabalho, visando oferecer cada vez mais qualidade e resolutividade no atendimento de seus pacientes.