CIHDOTT do Hospital Regional do Sudoeste promove 1ª Semana de Doação de Órgãos 27/09/2011 - 09:35

O Hospital Regional do Sudoeste Dr. Walter Alberto Pecóits desde julho de 2011 conta com a Comissão Intra Hospitalar de Doação de órgãos e Tecidos para Transplante – CIHDOTT. Esta comissão é formada por uma equipe multiprofissional, composta por 7 membros: Dr. Paulo Fortes, (Médico Intensivista e Presidente da comissão), Flávia Cadó e Mirian Bortolamedi Silva, (Enfermeiras), Mônica Pereira e Sabrina Salmória (assistentes sociais), Leandro Casagrande e Sabrina Machado (Psicólogos).
Apesar desta comissão ter sido recentemente implantada, o HRS já possui em seu histórico um (01) procedimento de captação de múltiplos órgãos, ocorrido no mês de junho (2011), onde recebeu profissionais médicos da cidade de Cascavel e Curitiba, que se deslocaram até aqui para realizarem a captação e o transporte dos órgãos até seus respectivos receptores. A capacitação dos profissionais do HRS já foi solicitada junto á COPOT (Comissão de Procura de Órgãos e Tecidos) de Cascavel para que num futuro próximo possamos ter um centro de transplante de órgãos.
No dia 27 de setembro comemora-se o dia nacional de doação de órgão. Segundo a ABTO - Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, o Brasil é o segundo país do mundo em número de transplantes realizados por ano, mas ainda precisamos sensibilizar a população sobre o assunto. A sensibilização dos Brasileiros sobre o ato de doar órgãos é fator primordial para a realização de transplantes.
Para que esta sensibilização atinja o maior número de brasileiros possível, a CIHDOTT do HRS está divulgando esta data tão importante e realizará a 1ª Semana de Doação de órgãos do HRS. Durante esta semana serão realizadas várias atividades como palestras para o público interno e acadêmicos da área da saúde, panfletagem e orientações à população na praça central de Francisco Beltrão nos dias 27 e 28 de setembro, com os membros da CIHDOTT/HRS e acadêmicos da UNIPAR, distribuição de cartazes em vários estabelecimentos com grande circulação de pessoas, entre outros. Este evento tem como objetivo principal prestar informações e esclarecimento de dúvidas á população acerca do processo de doação e transplante de órgãos.