31 DE MAIO - DIA MUNDIAL SEM TABACO 31/05/2012 - 17:20

O tabagismo, antes visto como um estilo de vida é atualmente reconhecido como um grande problema de Saúde Pública, sendo considerado fator de risco para inúmeras doenças, dentre elas do sistema cardiovascular, câncer e doenças respiratórias.
O tabagismo é o ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o tabagismo deve ser considerado uma pandemia e precisa ser combatido. O tabaco pode ser usado de diversas maneiras de acordo com sua forma de apresentação: inalado (cigarro, charuto, cigarro de palha), aspirado (rapé), mascado (fumo-de-rolo), porém sob todas as forma ele é maléfico à saúde (SILVA, 2009).
De acordo com Gikovate (1990) a nicotina é uma droga com muito maior potencial para viciar do que o álcool. São pouquíssimas as pessoas que fumam “socialmente” ou que o fazem de vez em quando e por prazer. Não existe gente habituada a fumar cigarros. No que diz respeito a este assunto, todo mundo que fuma é viciado.
Vulneráveis a essa consequência, a melhor estratégia é implementar medidas educativas para promover mudanças de comportamento e de atitudes entre o público, principalmente jovem, evitando assim que fiquem expostos ao efeito devastador do tabagismo.
Enfrentamos hoje essa necessidade de atuar de forma convincente e contínua na divulgação dos malefícios do tabagismo, suas crenças, mitos, complicações e como evitar que esse vício faça parte do histórico patológico de tantas pessoas em nosso meio. Precisamos acreditar que através de ações simples, rotineiras, seja de orientação ou de apoio podem mudar a realidade de muita gente.
O Estado do Paraná através da Lei Estadual n° 16.239 de 29 de Setembro de 2009 determinou que fica proibido no território do Estado do Paraná, em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados, o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, que produza fumaça e o uso de cigarro eletrônico.
O Hospital Regional do Sudoeste (HRS) segue o que está preconizado pela lei e acredita que é possível desenvolver estratégias de ação para apoiar e promover a saúde da população, enfatizando a qualidade de vida e o controle do tabagismo.

REFERÊNCIAS

- GIKOVATE, Flávio. Cigarro: um adeus possível. 1º ed. São Paulo. MG Editores Associados, 1990.34 p.
- MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual Deixando de Fumar sem Mistérios, 2005.
- SILVA, Ivana. Tabagismo: O mal da destruição em massa. (Consulta em 31 de Maio de 2012). Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/tabagismo.htm.

Enfª Nadia Aparecida Zanella Vissoto
Chefe da Seção de Hotelaria Hospitalar